Páginas

19 de jan. de 2009

26 Do que é feito o Universo Masculino?

Recebi um e-mail nesse domingo por conta da eleição do Best Blogs Brazil.
No e-mail a Fani disse que gostava muito do meu blog, deu duas sugestões de matérias que ela queria ler no Conversa Atrevida e no final escreveu “gosto do seu blog, do jeito que vc escreve, mas fiquei decepcionada com você não votar no Cafa (manual do cafajeste) e apoiar o PdH (papo de homem) no concurso. O pdh é um blog machista e com um monte de posts patrocinados e com temas que só interessa a eles com carros e bebidas...” e por aí vai.
Então eu vou aproveitar esse e-mail pra tocar num ponto que já era pra ter passado por aqui, o interesse que, eu acredito, as mulheres deveriam ter com o “universo masculino” (DEPOIS a gente fala “e vice-versa” ta?)

Primeiro: Fani não fica decepcionada não, pensa que eu apenas fiz uma escolha, assim como você e cada uma com suas razões, então vou citar as minhas, ok?
A categoria em questão era “Universo Masculino”, certo?
Você diz que o PdH é machista, mas NÓS mulheres não vivemos reclamando disso? De como os homens são machistas? Ser assim faz parte do tal “universo masculino” (do mesmo jeito que nós mulheres reclamar disso).
Posts patrocinados são negócios e a maioria dos blogs que não os têm é porque não encontrou patrocinadores ainda (eu adoraria receber pra fazer o que eu faço de graça, ia adorar ter mais tempo pra ficar na frente do PC e não precisar sair correndo toda vez que o chefe chama).
Quanto aos posts falando de carros e bebidas eu discordo que isso só interessa aos homens. Tem muita mulher que gosta. Eu, por exemplo, assisto o “Auto esporte” na Globo quase todo domingo. Adooooro ver aqueles carrões cheios de botões e acessórios que provavelmente eu só vou ver assim, pela TV mesmo (e saiba que os homens ficam muito impressionados quando vemos um carro e dizemos, como se fosse à coisa mais natural do mundo pra nós, coisas como “tem motor V8” ou “pois é... O novo modelo também pode ser abastecido com álcool, bom né? O motor ficou ainda mais forte, passou de 143 para 151 cavalos” (e você que achava que só sua BUNDA era capaz de fazer ele te notar, hein?).
Quanto às bebidas... Bom, não sei você, mas eu conheço muitos caras que bebem (olha que até mais do que eu gostaria). Não tem jeito, faz parte do universo da maioria deles ( e as mulheres cada dia mais fazendo parte dele).
Eu quase não bebo, mas gosto de conhecer sobre vinhos, cervejas, whiskys... Nem que seja pra saber comprar e ter em casa pras visitas.
Independente disso, eu gosto de HOMENS, então, como não me interessaria por coisas que eles gostam? As MULHERES é que deviam parar de achar que TUDO que os caras curtem é chato e besta (como eles que acham que o que a gente curte é chato e fútil).
Se não queremos que o cara só nos queira pra cama é importante mostrar que podemos ser uma companhia interessante sem que a gente tenha que estar nua ou com a calcinha puxada de ladinho.
Por exemplo, eu confesso que não vejo lá muita sentido no futebol... Aquela história de 11 homens correndo de um lado pro outro atrás de uma bola, mas quase sempre conheço caras que curtem futebol então eu fui entender um pouco do esporte.
Comecei a assistir alguns jogos na TV, a prestar atenção no que era escanteio (e não só nas pernas dos jogadores),onde ficava a grande área... NADA exagerado pra na hora do jogo não ficar querendo dar AULA do esporte pro cara (coisa que eles ODEIAM), mas hoje se precisar eu assisto jogo sem ficar de cara fechada ou fazendo perguntas cada vez que o juiz apita ou o jogo é interrompido (só de vez em quando porque homem ADORA mostrar que conhece muito mais do universo dele do que a gente.

E acredite, mulher pode não entender COMO, mas os homens acham tão divertido passar mais de 90 min. sentados na frente da TV assistindo futebol quanto nós achamos que é passar uma tarde olhando vitrines no shopping.
Universo masculino, pra mim, tem sexo, MUITO, mas não é SÓ sexo ou apenas contar aventuras ou desventuras sexuais ou dar dicas de como eles se comportam ou como nós devemos nos comportar diante deles.
É também mostrar coisas que fazem parte do universo dos homens quando eles não estão tirando a nossa roupa. Aliás, eu disse lá no Manual que, se a categoria fosse comportamento, EU teria votado nele, mas como era “universo masculino” não dava porque creio que o tal universo vai muito além do que eu leio lá.
Mas eleição é assim, quem vota elege seus critérios na hora de fazer uma escolha e pelos comentários que li lá, quem acabou vencendo a eleição foi o dono do blog e não o blog...E ainda ajudado por um vacilo FEIO do concorrente que acabou provocando as moças ( e QUEM não conhece do que mulheres zangadas são capazes de fazer, ainda mais quando são MUITAS?......rs)
Mas nada disso tira o mérito da vitória, só dá a ela outro foco e mostra o quanto é importante ter carisma.
E, além disso, a gente até diz que eles não prestam e que não somos “dessas” que curtem um, mas no fundo, mulher não resiste a um cafajeste.
Mas isso é conversa pra OUTRO post.

26 comentários:

  1. Anônimo19/1/09

    Fofíssima Atrevidíssima,
    Metendo a colher no angu alheio e ratificando o recado que deixei para os PdH's, penso que o Manual do Cafajeste é uma leitura isolada e restrita do "Universo Masculino".
    De fato, o mérito da questão deve ser problematizado, uma vez que elegê-lo como síntese de um "universo" é forçoso, arrisco até em dizer equivocado. Explico:
    O "universo masculino", como vc bem colocou, não gira em torno de sexo tão-somente, ele é muito mais amplo.
    Dizer que os homens só tem a narrar seus "lanchinhos" eventuais é subestimar demais este universo, não acha?
    Além, o que eles gostam ou deixam de gostar, independente do julgamento moral de machista ou não-machista, não cabe a nós MULHERES analisar. Até porque se for feita uma leitura acerca do machismo do Manual, ele tão e quão machista e sectário.
    Em termos de utilidade prática, e isso é até descrito no cabeçalho do Manual, ele é direcionado ao público feminino, pois o Cafa orienta MULHERES a saber como lidar em questões de relacionamento, tanto que muitos posts são uma espécie de contra-argumentação às revistas femininas, o que nos leva a concluir que leitura devemos ter de determinados estilos masculinos. Como disse antes, é uma visão pessoal do Blogueiro e, por isso, limitada à sua vivência, à sua idade, à sua cultura e só.
    Existem outras espécies de Homens com características e culturas completamente avessa a dele e também estão compreendidos neste "universo masculino".
    Esta é uma grande diferença entre Manual e PdH...
    Lembram daquela aula de conjuntos da matemática básica?
    Então respondam: QUAL É A DEFINIÇÃO DE UNIVERSO?
    Qual a resposta??????
    É a soma de todos os conjuntos.
    Ser Cafajeste é uma opção, mas tê-lo como representante de um "universo", repito, é limitado.
    Não desmereço em nada o Manual, mas NA MINHA MODESTA OPINIÃO sua vitória nesta categoria é um equívoco.
    Outro comentário que faço sobre o que vc escreveu é que, diferentemente, penso que não me forçaria jamais a ver futebol ou saber o que é empedimento para entrar no "universo" ou para ser "notada além da bunda", dada meus anos de experiência, vejo que existem coisas que são destinadas aos homens e outras às mulheres e PONTO FINAL.
    Temos [Nós Mulheres] que entender que não precisamos habitar o Mundo do Homem Amado para que sejamos parte dele, ao contrário, devemos aprender com eles a ter as nossas vidas, nossas liberdades, nossos gostos, nossas atividades, nossas amigas, nossas profissões, ALÉM DA RELAÇÃO AMOROSA. O dia que isso acontecer, talvez nos tornemos muito mais seguras de nós mesmas e eles passem a dar muito mais valor e mais crédito à MULHER QUE ESTÁ AO SEU LADO. Muitas de nós ainda estão em relações de submissão seja por conveniência, por impossibilidade de ser diferente, ou por puro machismo mesmo de ainda pensar como nossas Avós, de que somos o sexo frágil, destinado á maternidade e, por isso, confinadas em um projeto de futuro baseado só na relação amorosa [e de preferência casada de véu e grinalda, na igreja, com casamento civil e todas aquelas coisas de um casamento "perfeito", inclusive, um marido comportado e fiel!!!].

    Falei demais. eheheheheheh
    Beijos da Ninfa

    ResponderExcluir
  2. Ninfa, em relação ao que vc falou”'temos [Nós Mulheres] que entender que não precisamos habitar o Mundo do Homem Amado para que sejamos parte dele, ao contrário, devemos aprender com eles a ter as nossas vidas, nossas liberdades, nossos gostos, nossas atividades, nossas amigas, nossas profissões.." eu acho que aí vai de como se interpreta essa questão. Eu entendo o que vc disse e eu sou daquelas que é TOTALMENTE contrária a idéia de que quando se esta com alguém somos "um" só...acho MUITO saudável quando se tem prazer na companhia do outro e consegue-se passar momentos ÓTIMOS longes um do outro, na companhia de amigos ou simplesmente fazendo o que o outro acha chato...
    MAS...
    já que vc citou matemática, vamos continuar na escola.
    Lembra de história quando a gente aprendia uma porção de coisas sobre outros povos? Pois é... E tinha sempre algumas dessas coisas que a gente se interessava, mandava bem na prova...Outras a gente "nem aí" pra informação.
    é mais ou menos isso que eu acho sobre as mulheres em relação ao 'universo masculino" ( e vice versa).
    Por serem 'coisas de menino’ durante a nossa infância, a gente meio que não tem muito interesse por elas depois de grande...
    Mas às vezes quando damos chances a essas coisas percebemos que elas até que são interessantes, como aquelas coisas que passamos a gostar em história.
    Como eu disse no texto "mas hoje se precisar eu assisto jogo sem ficar de cara fechada ..." e se faço isso é porque, mesmo não vendo sentido no jogo de 11 homens contra uma bola, entender como o jogo funciona o tornou mais interessante pra mim.

    Eu não acho que 'precisamos' entrar no universo do outro, mas também acho que simplesmente não se interessar em entrar é deixar de descobrir que talvez a gente também adorasse se tivesse crescido conhecendo aquilo. Além disso, vai me dizer que vc nunca faz uma comida pensando em agradar o outro? Ou comprou uma roupa que sabia que ele ia gostar?
    Então...fazemos essas coisas pra deixar o outro feliz, pra demonstrar carinho né não? Muitos caras também fazem isso.
    Se interessar pelas coisas que compõem o “universo” do outro, pra mim, também é uma forma de demonstrar carinho.

    Ah, quanto a vc falar muito, NEM LIGA que eu adooooooro.
    Somos DUAS!.......rs

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Universo masculino...universo feminino...ai ai que por mais que se debata horas a fio..nunca vai se chegar au um ponto final(graças a Deus).rs
    beijão

    ResponderExcluir
  4. Respostão.....rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. E me refiro à qualidade, não à quantidade...rsrs

    ResponderExcluir
  6. Tbm votei no PdH. E olha que leio os dois!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Anônimo19/1/09

    Atrê,
    Assim... têm assuntos predominantemente masculinos que me interessam, mas nem todos. Além de que esta divisão do que faz parte do masculino e do feminino é meramente simbólica. Vejo que tem mulheres que entendem e gostam muito mais de futebol do que vários homens, assim como eu tenho um cabelereiro HOMEM. Então, a limitação de interação entre assuntos de sexos diferentes.
    Não existe isso de que carro, futebol, vinho e cerveja é território masculino e cozinha, casa, filhos é feminino...
    É preconceito nosso isso.
    Saber mais sobre assuntos que não dominamos é mais uma questão de interessem em aprender O MUNDO, do que qualquer outra coisa, porém, têm coisas que pra mim não me interessam de fato. Sabe quando vc chega a uma altura da vida que vc já sabe o que quer e o que não quer? Então, é mais ou menos isso. Exemplo prático: eu não preciso ver futebol ou falar a respeito para ter assunto com qualquer homem, tem muitas outras coisas que sei, que gosto, que faço, que estudo, que leio e são assuntos universais, como política, economia, história, cinema, arte, literatura, compreende?!
    Se é dia de futebol, eu tenho um infinito de opções de coisas a fazer, do lado ou não do companheiro naqueles 90', além de ficar parada olhando aqueles 25 homens em campo [22 jogadores, 1 árbitro e 2 bandeirinhas].

    Olavo, já pensou que monotonia seria se houvesse o consenso???
    :D
    Eu acharia um tédio!!!


    Beijussssssssssssssssssssssssssss!
    Ninfa

    ResponderExcluir
  8. Ninfa...no fim continua sendo questão de "ponto de vista"...questão de como a gente vê as coisas mesmo...

    EU gosto de conhecer o que, independente de NÃO ser exclusividade masculina, é 'culturalmente' mais do interesse dos homens...
    Assim como, mesmo não obrigatórimente tem que se "coisa de mulher", a gente sabe que tem MUITAS coisas que ormalmente são mais aprecidas por elas...

    Eu acho sim, que quando a gente gosta, faz parte pelo menos ter interesse nos gostos do outro, como no trabalho, como nos problemas dele...
    Isso não quer dizer que a gente precise participar sempre ou que vá palpitar...ou que vá ajudar...mas pelo menos ter interesse eu continuo achando prova de carinho...

    Mas é só opinião pessoal...

    No fim, nem uma é fórmula EXATA, apenas possibilidades de ação, né não?........rs

    *

    PIOR mesmo Olavo, eu tenho que admitir é pros moços quando tentam entrar no tal universo feminino.
    Acabam sempre vistos como "não tão HOMENS assim" se é que vc me entende.......rs

    *

    Vicente...
    Io capisco ...Gracias.

    *

    ResponderExcluir
  9. Poutz....concordo com o que tu disse.
    Não é facil ver nossos homems indo jogar bola...jogando no pc....vendo na tv...aff.

    qua coisa chata,
    Hoje em dia o universo feminino e masculino são tão pararelos...que chega a ser um só.

    Porque ha mulheres que comem mulheres....homens que comem homens...homens que se interessam por moda...e continuam sendo homens...mulheres de adoram motos e carros.


    Sei lá...todos de uma certa forma são bi personalidade ...se é que tu me entende.

    mas enfim...

    Uma otima semana


    besos

    ResponderExcluir
  10. Essa Atre sabe das coisas...
    Ô menina danada.
    Bjus pra tu

    ResponderExcluir
  11. Ola!! Adoro seus comentários!! Boa semana.....

    ResponderExcluir
  12. Anônimo19/1/09

    Atrê,
    Viva as diferenças e as aceitações!
    Sempre penso o seguinte: o que seria do azul se todos só gostassem do amarelo???
    :P
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Ninfa e sabe o que é MAIS legal no que vc falou?

    Se a gente pegar o azul que uns gostam...o amarelo que outros gostam, achar mais um turma que curta um branco e outra turma que goste do verde a gente faz a BANDEIRA DO BRASIL e, no fim, vemos que somos diferentes nos detalhes, mas iguais na essência (ai, TÃO bonito isso né... é que lembrei das aulas de arte e literatura.........rs)

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. LISBOA = PORTUGAL

    Olá Atrevidérrima!

    Aterrei aqui de para quedas – e gostei. Bom blogue, sim senhores, o teu. Interessante, bem arrumado, bem escrito. Se quiseres saber quem eu sou, visita o meu blogue, sff. Tudo o que lá está a meu respeito é a pu…ra verdadíssima. Hahahaha! Entretanto, se quiseres, atenta cuidadosamente no que está a… seguir. Obrigadérrimo

    SEGUIDORE(A)S PRECISAM-SE

    Inscreve-te como seguidor(a) do meu blogue – e serás muito feliz. Não pagas nada. Nem taxa de inscrição nem quaisquer quotas. Muito menos IRS ou IMI. Tens a tua (belíssima) foto e o teu blogue ali anunciado. Fazes novo(a)s Amigo(a)s. E passas a receber mensagens de muita gente e de muitos Países. E eu entrarei no Guiness das Listas de Seguidores. É tudo benefício. E… sem truques. Bué da fixe!!!!! Verás que não te arrependes… Eu pago-te na mesmíssima moeda, juro pela minha virgindade (1941/09/20).

    O meu blogue:
    www.aminhatravessadoferreira.blogspot.com

    O meu imeile ou imilio (primorosas criações cá do rapaz):
    hantferreira@gmail.com
    Espero por ti

    Podes escrever em Português, Español, English, Français ou Italiano, keu falo e escrevo. E até uns bitaites de Deutsch que compreendo bem e escrevo umas coisas, bem como umas pouquíssimas frases de Roman.

    ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO:

    Se alguém dentre os destinatários já foi convidado ou se já se inscreveu, mil perdões. E todos os que costumam visitar este teu blogue também o podem (e devem…) fazer. Ahahahah

    ++++++++++++++++

    Este é um texto tipo. Com algumas alterações, obviamente. De outra forma, não conseguiria chegar a todos. Peço-vos que compreendam e me desculpem. Não tenho (ainda) o dom da ubiquidade…

    Qjs ou Abs – conforme a/o destinatária/o

    ResponderExcluir
  15. Aii é tudo de bom, uma pessoa que quer te entender, que te ajuda, e que te diz palavras sinceras! Apesar de nunca ter visto ele pessoalmente, eu fico imaginando como ele possa ser, eu conheço ele so por foto, mas fico imaginando como deve ser o cheiro dele, se ele é maior que eu... essas coisas bobas sabe! Ai não é o primeiro, mas eu to adorando isso! Hehehehe

    ResponderExcluir
  16. Todos os blogues têm uma tendência para defender um certo estilo.
    Quanto ao seu, penso que se esforça para abordar todos mos assuntos de mente aberta!Daí gostar tanto de te ler!
    Beijos prometidos

    ResponderExcluir
  17. A briga desses dois blogs foi algo do mais ridículo que poderia haver no universo blogueiro haha...

    Eu sinceramente acredito que a idéia de machismo comporta uma dose de inveja. Mulheres criticam o machismo, mas procuram agir como homens quando detêm poder suficiente nas mãos.

    Outro dia um rapper (negro) disse que estava na hora de haver um 007 negro. 007, justamente o símbolo do machismo. Por que as culturas que configuram uma minoria sempre buscam o padrão de comportamento do homem?

    Já havia dado uma olhada outras vezes em seu blog, Atre, gosto muito dele e da iniciativa de debater temas como os que são debatidos por aqui.

    Passa sempre que puder lá no Zaratustra tem que Morrer, também gosto de falar de assuntos "abafados".

    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo19/1/09

    Concordo plenamente com vc....

    E outra coisa...cada um vota em quem achar melhor...não conheço o PHd mais vou dar uma olhadinha...

    beijo

    ResponderExcluir
  19. (só para contrariar) mesmo assim votei no cafa. heheehe

    ResponderExcluir
  20. Aff, quando crescer quero ser igual a VC!
    rsrsrsrs
    Como sempre vc arrasa!
    Bjs...

    ResponderExcluir
  21. Anônimo20/1/09

    pronto, querida, correção feita. agora to mostrando a bunda. rsrsrs
    e obrigada pela dica, mas hidratante está resolvendo.
    vc caprichou no seu sol da outra vez, hein?

    bjsss

    ResponderExcluir
  22. Não entendo porque tem gente que pensa que só o universo feminino pode ser interessante... eu acho que a mulherada hoje em dia anda muito castradora e só olha pro próprio umbigo.
    Se homem, entre outras coisas, adora futebol, cerveja e mulher e nós que adoramos roupas, sapatos, cosméticos e etc?

    Cada um no seu quadrado!

    ResponderExcluir
  23. "Aquela história de 11 homens correndo de um lado pro outro atrás de uma bola" é justamente uma frase que sempre digo especialmente quando estou me referindo
    à fala de paciencia que sinto (não-)vendo partidas de futebol.
    Curiosa coincidência.

    E - infelizmente pouco inspirado para falar do, por vezes, desinteressante universo masculino só digo quer com partilho contigo da opinião de que

    "Temos [Nós TODOS] que entender que não precisamos habitar o Mundo do Alguém Amado para que sejamos parte dele, ao contrário, devemos aprender com ESTE a ter as nossas vidas, nossas liberdades, nossos gostos, nossas atividades, nossas amiga(o)s, nossas profissões, ALÉM DA RELAÇÃO AMOROSA."

    Aprender a conviver com as diferenças . Isso sim é o contrário de PRECONCEITO (DE GÊNERO, DE COR, DE CREDO, DE GOSTO, DE DESGOSTO, DE PRECONCEITO TAMBÉM).

    ResponderExcluir
  24. hummmmmmm...eu acho que esse assunto rende um bom post.

    Qual a diferença entre se interessar pelo que o outro gosta ou não ter vida própria?

    Eu acho que UMA coisa é UMA coisa...Outra coisa é OUTRA coisa.

    É...vou pensar sobre isso. Acho que rende uma conversa BOA.

    Obrigada a todos pela parceria. Sempre tornam a conversa MUITO mais interessante.

    ResponderExcluir
  25. Atre, AMEI tudo que vc escreveu...
    nossa, estava viajando e nem peguei essa coisa de cafa e nem sabia desse outro blog, que dei uma olhada e gostei.
    Detesto homens cafajestes, não entendo como tem tanta mulher dando mole pra ele lá no blog dele mesmo lendo seus posts e tendo total noção do tipo que ele é.
    sobre futebol...eu AMOOOOO!!
    e sobre universo masculino...acho que o universo masculino do cafajeste se limita ao universo de caras fúteis e superficias que se preocupam mais em pegar mulher do que se divertir realmente, que pensam que quantidade é melhor que qualidade....enfim....amei o que vc escreveu!!!

    beijos!!

    ResponderExcluir
  26. Anônimo28/1/09

    Só queria dizer que gostei muito desse post e do seu blog também.

    ResponderExcluir

O blog é livre pra você comentar e se expressar sobre seus desejos, dúvidas,curiosidades. Só lembrando que comentários estimulando preconceitos ou contra a lei, como pedofilia, NÃO PODE! Expõe você como um idiota e pode dar problemas pra blogueira, mesmo está não concordando com você.

Se quiser conversar, mandar material ou fazer sugestões ao blog: conversaatrevida@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...