Antes de ler esse post você precisa saber que eu sou uma idealista por natureza e como tal, eu acredito que Yes, we can!Você se deu conta que fez parte da realização de um SONHO histórico?
Não um sonho daqueles que temos quando dormimos ou quando imaginamos o que vamos ser quando crescer, mas um sonho que se constrói por muitas e muitas gerações. Um sonho cheio de lutas, sangue, dor e humilhações.
Muita gente não esteve nem aí para a posse de Barack Hussein Obama II nesta terça-feira e por vários motivos: Não gosta de política, não é americano, tinha mais o que fazer, estava tirando uma soneca...
Eu confesso que me emocionei assistindo a posse dele. Não porque eu tenha certeza que ele vá salvar a economia americana ou acabar com terrorismo ou porque aposte que ele vai tornar a vida no mundo mais fácil do que ela é... Minha emoção foi por coisas que vão muito além das que esperam de Obama no poder.
Emocionei-me porque sei, por toda a história de segregação racial americana, da importância de um negro ter chegado aonde chegou.
Emocionei-me porque sei, por toda a história de segregação racial americana, da importância de um negro ter chegado aonde chegou.
Uma das minhas frases preferidas é de Martin L. King que diz algo como "Eu tenho um sonho. O de que um dia os meus filhos serão julgados pelo seu caráter... Não pela cor da sua pele” e Obama chegar a presidente dos Estados Unidos é ver parte desse sonho tornar-se realidade.
Se ISSO foi possível, talvez um dia não só a cor de uma pessoa passe a ser irrelevante diante do valor do seu caráter, de suas qualidades, de todas as possibilidades que ela carrega.
EU tenho um sonho... De que um dia coisas como idade, peso, opção sexual, classe social, deficiências físicas ou qualquer outro “característica” que são PARTE e não o TODO de uma pessoa deixem de ser empecilhos para que ela consiga trabalhar, ser amado, sonhar e ter condições de batalhar para realizar o seu sonho.
E confesso que depois da eleição de Obama eu me senti um pouco menos “tola” ao imaginar que isso é possível.
Mesmo que, como Martin L. King eu não chegue a ver, eu sei que pelo menos é possível acontecer.
Yes, we can!
Sim, nós podemos!
Os idealistas movimentam o mundo
ResponderExcluirde uma maneira positiva
Sempre duvidamos que possa ser "daquela forma que achamos a mais justa"
Se não pensarmos assim, quem pensará ?
"I have a dream"
Vamos lá.
estou na torcida pra que melhore tudo de vez.
ResponderExcluirbjosss...
Sonho seria uma expressão de certa forma pessimista, acho. Ideal sim, é uma forma mais optimista e idealista (sim, porque não?)de afirmar que o que não pode exstir hoje pode sim existir amanhã, (ecoando aqui as palavras sem atrevimento algum de certa mocinha:)"mesmo que, como Martin L. King eu não chegue a ver, eu sei que pelo menos é possível acontecer".
ResponderExcluirApoiada companheira. Afinal, o qué isso companheiro? Isso de achar que o dia de a manhã nunca hega. Nunca mais chega.
Ele chega. Nós - os mortais - é que muitas vezes não chegamos, MAS as REALIZAÇÕES NOSSAS de ideais NOSSOS esses sim, amanhã... e - porque não? - hoje CHEGAM.
Citando um mocinho sambista conhecido em sua poesia:
"Sonhar não custa nada/ E o meu sonho é tão real"
Quantos mais idealistas somos nós? Mandela, M.L. King, J.F.K., (Fernando Gabeira?), Mmle Channel, Lula, Atre, Eu e vocês.
Eia! Realizê-mo-los!
Oi Atrê...
ResponderExcluirDesde a eleição eu acompanhava cada passo no Leia junto, (http://leiajunto.wordpress.com)Blog do Cesar. Agora, com a posse, ainda tô meio sem acreditar. Parece que a ficha não caiu ainda. Mas o fato é que a eleição do Obama é a coisa mais importante no mundo político dos últimos anos. É a história sendo escrita na nossa presença.
Não tenho a ilusão de que ele seja um super herói americano nem acho que ele vai salvar o planeta. Mas sei que Obama é um homem de bem e do bem. O fato de uma pessoa assim ter chegado ao poder no País mais poderoso do mundo já é o suficiente pra lavar a minha alma. Podemos afirmar de novo que sonhar é possível, como naquela canção do Chico?
Sim, nós podemos.
Beijão
sonho impossível
ResponderExcluirComposição: Joe Darion, Mitch Leigh (versão em português de Chico Buarque)
Sonhar
Mais um sonho impossível
Lutar
Quando é fácil ceder
Vencer
O inimigo invencível
Negar
Quando a regra é vender
Sofrer
A tortura implacável
Romper
A incabível prisão
Voar
Num limite improvável
Tocar
O inacessível chão
É minha lei, é minha questão
Virar esse mundo
Cravar esse chão
Não me importa saber
Se é terrível demais
Quantas guerras terei que vencer
Por um pouco de paz
E amanhã, se esse chão que eu beijei
For meu leito e perdão
Vou saber que valeu delirar
E morrer de paixão
E assim, seja lá como for
Vai ter fim a infinita aflição
E o mundo vai ver uma flor
Brotar do impossível chão
oi, linda!
ResponderExcluirsenti-me como vc. não sou fã de política, mas sou politizada e acredito nos meus deveres e direitos. emocionei-me com a posse e fiz parte de um pedido mundial: que o idealismo saia do papel! tá mais do que na hora dos seres humanos serem tratados com dignidade. tá na hora dessas guerras medíocres e sem sentido acabarem. que os maus sejam punidos. que os menos favorecidos sejam assistidos. que os bons continuem bons e que todos façamos a nossa parte. porque, sim, nós podemos!
fazemos parte dessa história e eu não quero passar por ela incognitamente!
bjão da fê =D
Adorei! Temos sonhos, ideais!
ResponderExcluirMuito bom ;D
=**
oi Atre,
ResponderExcluirtb me senti muito emocionada com o significado deste acontecimento para a nossa civilização... como bem disse ele, que podemos mudar, algo já mudou apenas com achegada dele ao poder e por aí vem muito mais ...
xêro,
Urban
;-)
Felizmente tu é uma das milhares...bilhares de pessoas que acreditam e têm fé que O Primeiro Presidente negro dos EUA...faça uma grande mudança; que ele faça a diferença!"
ResponderExcluirSeja idealista...viva o idealismo!
Porque nós podemos e vamos mudar o mundo!
de alguma forma..
eu ainda acredito que muitas coisas serã diferentes num futuro...talvez não na nossa geração!
Mas enfim!
curti seu post...tbm penso como você e tbm me emocionei no discurso de Obama.
Besos
Atrê Querida,
ResponderExcluirDeixo, na data de hoje, um registro dos Blogs Queridos que acompanho, pelo recebimento do Selo Dardos. Você está na minha lista.
Espero que goste e aceite este singelo presente.
Selinhos da Ninfa
:D
http://diariodaninfa.blogspot.com
Mais um que entra na fila para que tudo dê certo!
ResponderExcluirBjo!
Acho que a aceitação dele pela maioria dos Americanos e pelo mundo já foi uma conquista e tanto..ser eleito foi a maior e mais forte expressão de que tudo pode se alcançar..
ResponderExcluirOtimo final de semana
beijão