Páginas

6 de mar. de 2009

18 Quando eu acredito que Igreja e Deus são coisas diferentes

Dizem que religião é um tema que NÃO devemos discutir e eu concordo, por isso, não veja esse post como uma discussão da religião enquanto ‘fé’ e sim uma opinião pessoal sobre alguns atos e opiniões de HOMENS considerados “executores das leis de Deus”.

Dificilmente alguém que passar por aqui não vai ter lido algo sobre o caso da menina de 9 anos que foi estuprada pelo padrasto e que teve interrompida, através de procedimento médico, a gravidez de quatro meses de gêmeos.
Infelizmente a violência que ela sofreu do padrasto e os traumas que toda a situação com certeza vai lhe trazer, acabaram sendo coadjuvantes diante da notícia de que a igreja, diante do fracasso na tentativa de impedir a interrupção de gravidez, excomungou a mãe, os médicos e outros envolvidos no aborto.
Ao justificar sua ação, dom José Cardoso Sobrinho disse que "aos olhos da Igreja, o aborto foi um crime e que a lei dos homens não está acima das leis de Deus”.
Eu poderia passar horas aqui desfiando um rosário de motivos porque atitudes como essa, a MEU ver, são interpretações de homens as vontades de DEUS (aliás já falei algo sobre como acho que Deus vê certas coisas num post sobre ‘casais gays ou heteros’) ou então podia encher o post de perguntas do tipo:
A igreja já excomungou quantos políticos ladrões de verbas da saúde ou das merendas escolares?

A igreja excomungou o padrasto dessa menina de 9 anos primeiro ou a violência sexual praticada por ele é uma ato mais tolerável pelas ‘leis de Deus’ do que o aborto que os médicos acharam necessário?

Por que nesse caso a igreja se expõe e em casos de pedofilia praticados por padres o mais comum são os superiores deles, quando cientes do fato, tratarem o assunto com descrição e normalmente a punição pro padre é a transferência de paróquia?

Confesso que o post de hoje era pra ser colorido, com balões, imagens atrevidas e a pergunta em letras gigantes ‘você já escolheu os meus presentes?” que estão numa lista na promoção ‘Atrê faz aniversário e quem ganha o presente é você”, mas se eu não tocasse nesse assunto hoje, provavelmente passaria o meu aniversário com a alma mais angustiada.
E fica aqui um trecho do artigo do Arnaldo Jabor que eu encontrei no site "Simples Coisas da Vida" sobre esse assunto que foi ao ar na quarta-feira no Jornal da Globo:
(...)
Mas quem fez as leis de Deus senão homens, como bispos e papas…
Foi uma lei de Deus como quando queimaram mulheres vivas como a Santa Joana D’Arc?
(...)A igreja é contra anticoncepcionais, é contra o homossexualismo, é desatenta para tantos casos de pedofilia que surgiram entre padres, assim como foi vacilante no caso daquele bispo que disse outro dia que não houve holocausto de judeus.
Os excomungados de Olinda não devem ter medo.
Deus está vendo e está com eles. (...)

Pela forma como eu SINTO Deus, também creio nisso.
E claro que você não é obrigado a concordar com a gente.
Se a sua opinião for baseada na fé que “Deus despertou dentro de você’ (que é diferente dos dogmas que a maioria aceita por comodismo ou por imposição) ou se são fruto das suas atitudes diante da vida, sem problemas.


18 comentários:

  1. Anônimo6/3/09

    (Minha "OPINIÃO")As Pessoas Vão a Igreja ao Domingo, Assistem a Missa e acham que pagaram por seus pecados, e que estão no caminho certo, que me perdoe a igreja catolica apostolica romana, não eh isso com certeza que Deus Quer, não sou melhor do que ninguem pra falar sobre os propositos de Deus, mais leio a biblia e sei que o que ele quer, eh que agente simplesmente o aceite como nosso unico salvador(aceitar de verdade)quer que agente leia a palavra dele, pois lah encontraremos as respostas que precisamos pra nossa felicidade, com relação a nossos pecados, não precisa pagarmos por eles rezando 5 ave marias, 4 pai nossos, e jejuando 1 dia e meio. nossos pecados foram pagos por Jesus, na cruz do calvario, o que precisamos fazer eh buscar a Deus, lendo seus principios, tendo intimidade com ele, como concequencia se aproximando do nosso pai e largando vicios e maus habitos, que só nos levam ao que acontece de ruim por ai a fora, infidelidade, dor , sofrimento...., o que acontece tambem eh que muitas vezes queremos coisas de Deus como Paz, Amor, fidelidade...., e buscamos coisas do Demo.., como farras, orgias(sem compromisso algum com ninguem), jogatinas e por ai vai. por exemplo vou pra boate farriar, e acho ruim quando sofro alguma tipo de violencia. poxa se eu toh buscando demo, vai vir coisa dele, e não muita paz, amor, e felicidade, pode ter certeza. quem nos da a felicidade e salvação eh Deus atraves da busca por ele, lendo a biblia e tendo intimidade com ele, o resto padres, bispos e acebispos e hierarquia adiante são adereços. FÉ DEUS E LEITURA BIBLICA POR FAVOR. perdão pelo texto enorme.

    ResponderExcluir
  2. Bem não sou católico sou espirita e se começar a desfolhar minha opinião sobre a igreja não vai dar certo..acredito em Deus acima de tudo e com ele que converso e mantenho em dia minha fé..
    O caso desta menina de 9 anos e a atitude da igreja em relação aos médicos e a mãe dela parece até piada de mau gosto..e por sinal uma ridicula piada..
    Eu sou criminalista a 25 anos..respeito meus colegas de profissão por todos terem direito a defesa..mas esse cara me faria perder o registro pq não defenderia nem sobre tortura..já vi de tudo nesses 25 anos..mas esse foi sem palavras..
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. As pessoas usam Deus como desculpa.
    Vêem a Igreja como um escudo.
    É uma pena.

    Um xero.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou meio suspeito para falar sobre Usos, Costumes, Dogmas, Leis relacionados a Igreja.
    [o motivo principal disso, eu mando em PVT para quem quiser posteriormente, até porque acho que causaria uma polemica maior do que o necessario]

    Mas a verdade é que eu acredito que rola uma hipocrisia por parte de algumas pessoas (pelo amor de Deus, veja bem, eu disse ALGUMAS pessoas), como é o caso do padastro dessa criança.
    E acho mais hipocrisia maior dos 'lideres' da Igreja local, por excumungar as pessoas envolvidas que estavam visando o bem-estar da menina. Pensa o estrago que ia causar na mente dessa criança se fosse mãe aos 09~10 anos.

    Mas sinceramente, eu nem discuto sobre certas coisas referente a Igreja. Tenho muitos amigos que frequentam a Igreja e vejo que existem casos e casos de seguidores.

    E concordo plenamente com a Flavinha. As pessoas usam Deus como desculpa, Igreja como escudo e a Fé como motivo.
    Basta olharmos para o passado e lembramos da outrora chamada Santa Inquisição.
    Uma tremenda imbecilidade que destruiu vidas.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/3/09

    Atrê, antes de eu deixar minha opnião sobre esse caso, quero dizer que não sou praticante de nenhuma religião, não frequento nenhuma igreja porém, acredito em Deus e na força que rege este universo, tenho uma grande afinidade com a Doutrina Espírita - doutrina porque o espiritismo não é uma religião e sim uma doutrina creio que o Olavo deva saber do que estou falando - e nos ensinamentos das religiões orientais como o Budismo por exemplo. Uso a filosofia deles e as palavras para buscar interpretar de forma lúcida as coisas que ocorrem ao meu redor.

    Eu respeito todas as religiões e não esculhambo nenhuma delas. Tenho minhas opniões pessoais sobre certos templos ditos "igrejas" mas, não vem ao caso expor aqui. Isso deixo para falar em off por e-mails haeuaheeuhaeau.

    Bom Atrê, quanto ao caso desse padre, pode-se perceber claramente que ele é uma pessoa ignorante (falo de intelecto) pois, querer que uma criança de 9 anos de idade cujo corpo ainda não tem estrutura para suportar um filho quanto mais dois, prossiga na sua gestação é de fato ignorar a ciência. É de fato querer que não se perca apenas duas e sim três vidas pois, certamente que a menina de 9 anos iria sofrer de aborto espontâneo podendo complicar o seu estado de saúde e a levar a morte.

    Um gravidez de gêmeos é extremamente de risco para uma mulher madura imaginem para uma criança de 9 anos?

    Excomungado deveria ser o bispo por desejar que uma criança de 9 anos de idade que ainda nem aproveitou sua juventude leve adiante uma gestação e corra o risco de perder a sua vida e a das crianças que estariam se formando dentro dela.

    Pois bem Atrê, é isso o que eu penso. Posso não estar falando coisa com coisa mas, é a minha opnião.

    Abraços!

    Rafhitch

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/3/09

    Achei esse caso ridículo. Mas uma prova que certas crenças levam as pessoas à ignorância. Tanta coisa mais importante para eles se preocuparem... Porque não vão ajudar pessoas que necessitam, ao invés de ficar julgando os outros e resolvendo o que Deus quer ou não quer?

    ResponderExcluir
  7. É complicado!!

    Mas vamos ao que interessa,srsrs, olha seu presente está no Vertigo, espero que goste, um feliz aniversário e tudo de bom.
    BEIJOS!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/3/09

    Eu vi a matéria no Jornal da Globo e me perguntei quem legislou as leis de Deus???E depois vi o Jabor,ele disse tudo!
    Deus queria que uma criança morresse por não abortar?

    Bjinhos Atrê!

    ResponderExcluir
  9. olha. remédio pra esse véio é pau no cu.

    mais nada

    ps. veja o post que fiz hoje

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/3/09

    Assino em baixo!
    Esse é o tipo de assunto que sempre dá muito pano pra manga.
    A Igreja Catolica vem de uma tradição onde se há regras apenas para serem cumpridas, nunca para serem discutidas. Durantes esses tantos séculos, anos, décadas... tanta coisa ruim aconteceu e a Igreja ainda hoje continua praticando.
    ...
    Vc tocou num ponto-chave ATRE: a questão da pedofilia. Geralmente é isso mesmo, ou mudam de Paróquia ou no mínimo perdem a batina... mas vá eu cometer pedofilia pra vc ver o que me acontece. São coisas das quais realmente não compreendo!
    ...
    Outro ponto, a questão do aborto. Algo que sempre gera muita discussão. Tenho até uma postagem onde pus o "Mapa do Aborto" no mundo, e só pra que você tenha idéia, somos considerados um dos países mais em atraso do Planeta. Tudo bem que não sou a favor totalmente do aborto, mas tem suas muitas exceções né? Isso precisa ser revisto.
    É sempre muito bom comentar sobre os tais assuntos, mas sempre terminamos do mesmo jeito: com nossas próprias opiniões sempre guardadas conosco, e as coisas do mesmo jeito.

    Bjos Atre e adorei o POST de hj hein?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/3/09

    EU AMO SER ATEU!!!
    Atrê, Feliz Ainversário!!!
    Muito sucesso e muito Sexo!!!!

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar...

    Parabens pra você...
    Minha dama atrevida
    Muito amor, liberdade
    muitos gozos na vida

    Em segundo lugar...

    Esse bispo é uma besta quadrada e o vaticano, que o apoiou, não tem o mínimo bom senso. Mas Deus, caso exista, te garanto, não tem nada a ver com isso.

    E mais...

    A foto com que o PD homenageou vc é maravilhosa. Fiquei morrendo de vontade de apagar aquela vela com a lingua...rsrs

    Beijos muitos...espalhados por todo o corpo, e toda a felicidade disponível no planeta pra vc.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/3/09

    Oi atre! É o Semnome. Seguinte, Marx defendia que a religião é o ópio das massas.

    Eu discordo um pouco... religião, é o PLACEBO das massas.

    Porque cargas dagua o homem crê em Deus? Sou professor de história e antropólogo e posso afirmar com autoridade que...

    o homem crê em Deus... porque quer, o homem criou Deus, não Deus criou o homem.

    A história é escrita PELOS VENCEDORES, Exemplo: Os romanos que massacraram Jesus(para nunca mais voltar, creia-me ele NÃO ressucitou).

    É escrita por HOMENS, que sempre estiveram no topo da cadeia alimentar política.

    Simplesmente PA-TÉ-TI-CO, quem é escravo do pensamento religioso escrito por UM REI, UM IMPERADOR, UM CÉSAR, UM PAPA, enfim por UM HOMEM não por um Deus.

    Este bispo e toda a patota nazista do Vaticano e demais religiões mereciam ser fuzilados por bombas atômicas, sentados na cadeira elétrica, dentro da câmara de gás. Duas vezes.

    E os fiéis a um culto ou ideologia religiósa, mereciam nascer de novo para ver que podem ser livres da ganancia dos poderosos.

    Se existisse um Deus ele seria tão infinitamente avançado, que não precisaria da adulação e reconhecimento de uma criatura cruél como os humanos.

    Não tem força viva no universo que repare o mal que esta inocente vai carregar na alma.
    Os mesmos que inventaram a religião são os mesmos que não ligam a mínima para seu povo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto!!!
    Penso da mesma forma...
    Pus um link pro texto no meu blog. Espero que não se importe. ^^

    E teu blog é ótimo, viu? Só o conheci esse final de semana. Adorei. Já está lá nos meus feeds. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Atrê,
    Eu acabei de retornar do Carnaval hoje,e já me deparo com seu aniversário...que delícia!
    Eu tb comentei sobre esse caso absurdo do aborto dessa menina...é phoda,amiga!Se eu for comentar não saio daqui hoje...
    Vim aqui tb pra te dar parabéns(já fiz no orkut mas não custa nada reforçar,né???).
    Um big aniversário pra ti!Com tudo de bom que um amigo deseja a outro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/3/09

    Atrê!
    Parabéns!!! Mtas, mtas felicidades pra ti! Tu
    mereces todas e mais algumas!

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/3/09

    Oi Atre,

    FELIZ ANIVERSÁRIO!

    Beijão,
    Gentil
    p.s. no caso da menina acima, eu acredito que a única pessoa com direito real pra decidir sobre o assunto foi a Mãe dela (já que o Pai não aparece no episódio e não é mencionado como tendo intervindo), pois nesse caso só a Mãe soube o que se passou na alma dessa filha e pôde decidir o melhor pra ela. Todo o resto é consequência dessa atitude da Mãe. E posturas sobre o caso alheias a ele, como do religioso em questão, em nada muda o que foi feito, pois o que realmente importa é relação entre a Mãe e a Filha, que é sagrada. Num dia como hoje, só temos a comemorar a atitude dessa Mãe com a Filha. Enquanto os cães ladram, a Caravana das Mães passa, incólume a eles!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo17/3/09

    TO nem ai para a excomunhão, a merda é que se eles pudessem nos mandavam todos para a fogueira. Como não podem mais fazer isso...

    ResponderExcluir

O blog é livre pra você comentar e se expressar sobre seus desejos, dúvidas,curiosidades. Só lembrando que comentários estimulando preconceitos ou contra a lei, como pedofilia, NÃO PODE! Expõe você como um idiota e pode dar problemas pra blogueira, mesmo está não concordando com você.

Se quiser conversar, mandar material ou fazer sugestões ao blog: conversaatrevida@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...