Páginas

29 de out. de 2008

INDO ALÉM DOS SEUS DEDINHOS

imagem do site MULHER CONCIENTE
*
Esse post é uma espécie de ANEXO do post onde falei sobre a campanha do OUTUBRO ROSA (afinal, se é pra falar sobre algo, melhor dar a informação correta e não apenas parte dela, então vamos lá.)
...
No mundo todo, vários pontos históricos estão sendo iluminados de COR DE ROSA. No Brasil, um dos pontos a receber a iluminação foi o Cristo Redentor.
No outro post sobre a campanha eu frisei o auto-exame, mas ouvindo hoje o MAIS VOCÊ da rede Globo, vi que a campanha está tentando alertar as mulheres pra MUITO mais do que só o “TOQUE-SE”...
“... O foco do movimento é o exame de mamografia, já que o auto-exame não detecta os nódulos menores”, aliás, VOCÊ sabia que existe uma LEI, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva onde “mulheres com 40 anos poderão fazer mamografia uma vez por ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Além disso, elas terão direito à assistência integral, que inclui informações sobre prevenção, detecção, tratamento e controle, ou seguimento pós-tratamento dos cânceres de mama e cólo de útero...”
Pois é, é LEI. Provavelmente uma daquelas leis que existem mais no papel assinado pelo presidente do que nas possibilidades práticas do SUS,MAS se é lei você tem pelo menos o direito de COBRAR, de exigir nem que seja JUDICIALMENTE que ela seja cumprida.
Se MUITA gente fizer isso, talvez daqui uns anos OUTRAS pessoas não tenham que BRIGAR pelo que é um direito garantido em LEI e não esqueça que um corpo saudável proporciona MUITO mais prazer e por muuuuuuuuuuuuuito mais tempo!
Então continue se tocando, mas não deixe de conversar com o seu médico e se for o seu caso, FAÇA OS EXAMES que vão além dos seus dedinhos.
Só lembrando que a lei e o foco nesse tema costumam ser mulheres com mais de 40 anos, mas o auto-exame e as primeiras mamografias começam ANTES disso.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...