Páginas

27 de out. de 2011

2 Outubro Rosa também é coisa pra homem

Outubro Rosa é um movimento que acontece já há alguns anos e com certeza você já sabe que se trata de uma campanha para conscientizar as mulheres da necessidade de se descobrir o câncer ainda na começo. 

Muito divulgado é o auto exame, mas que fique claro que ele deve ser feito várias vezes ao ano e não só uma vez , no outubro rosa, por exemplo. Na verdade a campanha é para estimular as mulheres a irem ao médico fazer exames mais completos, como a mamografia. Essa sim tem grandes chances de diagnosticar a doença ainda no comecinho, coisa que os seus dedos dificilmente conseguem fazer. 
E nem preciso dizer que, quanto mais cedo se descobre a doença, mais chances de cura se tem. 

Verdade é que a palavra câncer ainda assusta, e muito. Qualquer um dos vários tipos que o nome dessa doença pode conter. Homens, mulheres.... Pais e filhos. Ninguém está imune a possibilidade de poder vir a ter um câncer, inclusive um câncer de mama. Sim, porque se é verdade que o câncer de mama é muito mais comum em mulheres, fato é que também atinge os homens. 

Não, câncer de mama masculino não significa que o homem não é 'tão macho' quanto parecia. Não, um câncer de mama não quer dizer que ao invés do seu parceiro ter peito, têm seios. Não, o preconceito e a ignorância sobre a situação não podem ser responsáveis por você deixar que a doença te vença. Não sem luta. Não sem esperança de que os dias ruins sejam só batalhas perdidas e não a guerra contra a doença que chegou ao fim.

Então, homens e mulheres, vestidos de rosa, azul, magenta.... Pessoas brancas, amarelas, negras... Lembrem-se que a campanha é pra todos! 

E nada de fingir que o recado não tem nada a ver com você só porque você fica vermelho de vergonha de procurar um médico, hein?!


Olha aí um homem literalmente vestindo a camisa da campanha. Mais sobre essa imagem no Não Tô Boa

2 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa. Afinal, homens também têm que se prevenir... Além disso, incentivar as mães, esposas, filhas, irmãs, amigas...

    Nós também apoiamos a campanha: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.209289445810055.53098.139305682808432&type=1

    ResponderExcluir
  2. Espaço Imperatriz...

    é isso aí, quanto mais gente apoiando a campanha, mais gente com a possibilidade de ser alertado sobre o tema e incentivado a fazer o exame.

    E é fato, os homens tem várias mulheres por perto, de mãe a namorada...

    Só lembrando que, mesmo se não tivesse, homem também precisa fazer o exame porque, afinal, homem também pode ter câncer de mama...embora alguns acreditem mais em disco voador do que nessa possibilidade :)

    ResponderExcluir

O blog é livre pra você comentar e se expressar sobre seus desejos, dúvidas,curiosidades. Só lembrando que comentários estimulando preconceitos ou contra a lei, como pedofilia, NÃO PODE! Expõe você como um idiota e pode dar problemas pra blogueira, mesmo está não concordando com você.

Se quiser conversar, mandar material ou fazer sugestões ao blog: conversaatrevida@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...