Páginas

31 de ago. de 2009

21 A saga de Vanusa e o Hino Nacional

Neste final de semana uma das notícias que mais apareceu no twitter foi sobre um vídeo da Vanusa cantando o hino nacional que gerou comentários do tipo:
‘Quem e Vanusa? Alguem ja apresentou o Brasil a esta senhora?’
‘Já viu a Vanusa assassinando o Hino Nacional Brasileiro?’
Vanusa é a voz do BRASIL SIL SIL (AHUAHUAHUAHAUHAUHAUHAAUHUA bêbada é pouco)
‘Vanusa emulando o Hino Nacional bem doidona!’
'Semana no Twitter:Se for cantar o Hino, não se medique, se for se medicar não cante. Vai ter anti-doping para cantar o Hino Nacional'.
‘vamos criar um deixe vanusa em paz. ela é uma pessoa boa. misturou remedio pra labirintite com ginko biloba.’

Se você ainda não sabia da história, já teve uma noção da repercussão pelas frases aí em cima.

Eu só fui ver o vídeo ontem à noite e até por volta dos 2:50 eu achei que o povo estava exagerando. Tudo bem que o hino ‘não tava nenhuma Brastemp’, mas também não estava TÃO, tão ruim. Mas logo depois eu entendi o porquê da (má) repercussão da apresentação dela. Realmente é uma das coisas mais ‘sofríveis’ que eu já vi. A cena, que acabou virando um grande ‘mico’ é antes de tudo triste, ainda mais pra quem conhece e curte a Vanusa Minha mãe ADORA. Sempre ouviu e eu aprendi a gostar principalmente do estilo intenso dela cantar.
Muitas mensagens falam que ela estava bêbada, outras insinuam drogas...
Vanusa disse que foi o remédio para labirintite.

Eu não sei a causa, mas fico me perguntando se não havia pelo menos UMA pessoa nesta hora que pudesse ter evitado a situação. O hino nacional com certeza não merecia esta interpretação, mas principalmente uma artista como Vanusa não merecia essa avacalhação pública, não precisava ter passado por este momento que é principalmente constrangedor.

Confesso que nestas horas passo sempre por chata porque acho que rir é uma coisa (e não dá pra negar que, mesmo o que é triste, tem lá seu 'que' de engraçado), MAS sair expondo a pessoa ao mundo com esse riso postando mensagens irônicas, agressivas e de conotação ridícula não é só cruel... É desnecessário.
Infelizmente é o que dá muitas RTs no twitter e comentários em blogs. E quase todo mundo busca o sucesso achando que os fins justificam os meios (mesmo que o meio seja em cima do que humilha os outros).
Quando a gente diz 'gente, vamos com calma. A pessoa merece respeito', acabamos sendo o 'estraga festa' das pessoas que estão doidas pra serem 'engraçadas' com a desgraça alheia. Então se for falar no twitter ou fazer post sobre este assunto (e situações parecidas com esta) e quiser 'bombar', melhor pensar em frases engraçadas e humilhantes pra escrever, do contrário vai acabar (quase) que falando sozinho (ainda bem que eu gosto MUITO do som da minha voz).

Atualização do post:
No site da Bandeirantes uma entrevista da cantora Vanusa explicando à Silvia Poppovic os motivos que a fizeram errar trechos do Hino Nacional durante um evento na Assembleia Legislativa de São Paulo.

É tanta gente fazendo suposições do fato que vale conferir o que a própria cantora tem a dizer.

21 comentários:

  1. Pobre Vanusa. Mas vão esquecer logo, assim que outro pagar um mico maior. BOA SEMANA! Bju

    ResponderExcluir
  2. Anônimo31/8/09

    Tadinha... Sinceramente dar vontade de rir não...
    Atrê acho tão bonitinha vc e esse sua posição diantes de situações como essas. Tipo tbm os comentário sobre a Preta Gil. Para rir existem inúmeras piadas e essa com certeza não é uma.

    Bjinhos
    Uma semana maravilhosa pra você

    ResponderExcluir
  3. Vou dizer o que eu acho. Acho que se você realmente assumisse a frase "vamos criar um deixe vanusa em paz. ela é uma pessoa boa", nem perdia tempo em publicar esse artigo e ainda mais colar esse video. Acho também que a vida já tem desgraça demais para a gente inventar mais uma e arrumar assunto em cima da vida alheia é feio demais. Não conheço a Vanusa , conheço apenas umas poucas e maravilhosas músicas e prefiro guardar isso dela. Só suas qualidades. Tô cheia de ver gente apontando dedo na cara do outro e esquecendo o rabinho sujo que tem. Peço desculpas por expor no seu cantinho esse" ah para com isso". Um super beijo e continue usando seu talento para expor as coisas boas do bom viver...das boas gargalhadas e brincadeiras. Não vou ver o video e não pensa que é brincadeira...não vou mesmo.

    ResponderExcluir
  4. brisonmattos

    Quer saber?

    Acho que vc tá certo.
    Não em relação ao artigo porque acho que se tem gente postando o lado kkkk de uma notícia quem não acha que é assunto só pra KKK tem que dar sua opinião também.
    Mas está MUITO certo em relação ao vídeo.

    Em situações que já comentei outras coisas que eu não achava legal eu não coloquei porque se às vezes tenho a necessidade de dar a minha opinião e gosto de postar vídeos ou links pras matérias de onde tirei o assunto, nem sempre acho que há a necessidade de postar o vídeo ou postar o link da fonte.

    Então obrigado pelo toque. Vou retirar o vídeo. Não porque vc não achou legal eu ter postado, mas porque concordo que é desnecessário. Só as informações que dei já são suficientes pras pessoas entenderem o que quis dizer. Até porque o post fala da 'reação' das pessoas diante do fato...Não do fato em si. Nisso eu posso contribuir, postar o vídeo é só me repetir no que já está espalhado aos montes no youtube e blogs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Uma Pulga em desesperO

    Pois é..O lado bom dessas situações é que o falatório e as brincadeiras logo perdem lugar (infelizmente) pra outro constrangimento alheio.

    ****

    Mahria

    Eu sou meio 'bonitinha' nessas situações mesmo (embora a maioria chame isso de ser 'chatinha'...rs)vai ver que é porque eu lido bem com meus micos. Não preciso fazer os outros se sentirem péssimos pra me sentir bem.

    (embora às vezes me sinta muito tentada a isto ao ver que dá tanto 'ibope' e atrai tantas participações...Mas por enquanto, o meu lado 'bonitinha' ainda é mais forte......rs)

    ResponderExcluir
  6. Ai meu Deus! E pensar que eu, como brazuca fora di casa, tenho paixonite aguda pelo hino nacional e vez por outra (inclusive hoje) dou uma olhadinha na Elza Soares cantando o hino no youtube e me arrepio todinha de emoçao... Mas voltando à Vanusa. Eu gosto do hino atè quando è cantado mal, mas sinceramente, o hino da Vanuza foi triste, mesmo assim, ela como componente da cultura musical popular brasileira, deve ser defendida tanto quanto o hino, ou atè mais.
    A tua posiçao è di uma sensibilidade e inteligencia, que merece o meu aplauso, como tambèm merece a Vanusa, que na minha opiniao è muito mal assesorada.

    ResponderExcluir
  7. Pô Atre,
    até que enfim encontro alguém que pensa como eu...
    Tb demorei de assistir e até rclamei de tanto vanusa prá cá vanusa prá lá ... qdo vi fiquei pasma, mas não achei que ela tava bêbada ... achei estrando ela tb não se desculpar e dizer q sentia-se mal ... ou ninguém oferecer ajuda ali por perto .... enfim.

    logo depois vi a notícia no G1 e twittei ... mas ninguém deu RT ... pois é, quem ia querer ir contra a corrente né?

    hj vi uma amiga avacalhando, dai mandei um DM prá ela avisando da labirintite ... inclusive um amigo que tem duas tias com a doença, me falou que a dose do remédio que ela tomou e foi cantar, foi o dobro da prescrita pelos médicos ... o remédio deve ser tomado na hora de deitar e 1 comp só.

    pode crer que fiquei com dó dela ... nunca vi tanta falta de respeito como vem acontecendo no twitter ... em contrapartida aonde tava a assessoria de marketing dela nessa hora??

    enfim, foi lamentável, tanto o que aconteceu enqto ela cantana, como a reação das pessoas na internet.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo31/8/09

    Ela e o vanucci (aquele do final da copa) freqüentam o mesmo medico ou a mesma bocada..sei lá agora fiquei confuso!
    BJSSS
    LEO

    ResponderExcluir
  9. Atrê,
    Tô fazendo um concursinho de 1 ano de blog lá no meu muquifo. Poderia divulga-lo aqui?!
    Um beijo,
    L.

    ResponderExcluir
  10. OLha esse twitter virou uma maldição, está cheio de gente que se acha no direito de apontar o dedo na cara dos outros... está ficando sofrível, ver alguns comentários.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo1/9/09

    Essa história está meio atravessada....Parece-me até proposital o descuido da cantora...Impossível a troca de rimas , como se não bastasse a troca de palavras...Mas sabemos mesmo que isso deu ibope, divulgou a cantora meio apagada na mídia, até então. Na realidade o que mais me impressionou foi o consentimento geral da cena deprimente, todos querendo ouvir mais e mais.... Claro que tudo isso é armação, manipulação, e faz parte de um grande jogo de interesses...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo1/9/09

    Admirada com a babaquice do CQC ao aproveitar de momento deprimente e deplorável da cantora. Vale mais o respeito a grande profissional que ela sempre foi. O programa CQC está seguindo uma trilha perniciosa, especialmente em se tratando do artista brasileiro. Os apresentadores do CQC, principalmente o Marcelo, devem olhar-se bem no espelho ,para admirar sua dislexia moral e ética.
    Pena que a TV ainda tenha público que aplauda tanta hipocrisia... Enquanto isso, atrás dos bastidores, viva a fileirinha do pó branco.... deixe a desejar....

    ResponderExcluir
  13. malu1/9/09

    Triste, muito triste, esse caso da Vanusa, ela sempre foi tão bacana, boa cantora, engajada,ficou mal, muito mal, será que não tinha ninguem para orienta-la, que não estaria em condições de se apresentar, ela mesmo não poderia ter se afastado, sera que tudo foi por causa do cache a ser pago?

    ResponderExcluir
  14. Acho essa postura de bom samaritano exagerada: a situação é cômica, não há nada de errado em divulgá-la. Figuras públicas vivem da exibição, e correm mesmo o risco de receberem mais atenção para os seus "micos" do que os reles mortais. Ou devemos apenas babar sobre os artistas, como se fossem deuses? Conhecer seus micos os tornam mais normais.

    ResponderExcluir
  15. Lilian Veltman
    Concordo com vc: a situação foi cômica (eu mesmo disse aqui que ri ao ver o vídeo)

    Em relação a 'postura de bom samaritano'...
    Bom, no fim é interpretação pessoal de cada um, tem gente que chama alguém honesto de otário.

    Só acho que os 'reles mortais' como vc falou, não deviam se aproveitar dessas situações pra humilhar aqueles que eles não consideram tão reles assim.
    Fica parecendo inveja da braba.

    Aliás humilhar os outros é sempre uma M. Seja o famoso, seja a garota da escola.

    Mas acho que a gente tem deixado de perceber qual a diferença entre fazer graça e humilhar alguém. Os programas de humor fazem isso faz tempo.
    Faustão faz isso quando chama gordos de 'antas' em rede nacional

    Enfim...EU não acho muita graça em ficar gritando pro mundo o que faz alguém chorar.

    Abraço e obrigada por contribuir com o tema do post

    ResponderExcluir
  16. Mary Valeriano

    Tem coisas que a gente sente...porque sente e pronto!

    Eu sou daquelas que ouve o hino nacional e se emociona também, e olha que eu nem to fora do Brasil...rs

    Mas tenho amigos meus que acham de uma babaquice total eu cantar junto o hino nacional nas competições, mesmo vendo pela TV

    bjo

    P.s: vc já viu a versão do hino nacional pra surdos?

    ResponderExcluir
  17. Éhhh Atrê, ainda bem que eu não vivo neste mundo. Hehehehehe...

    Não vi, não quis ver, só soube ontem pelo meu irmão mais novo e ainda assim, continuo sem saber como foi o mico dela.

    Digamos que eu tenho outras coisas para me preocupar no momento. O povo deveria fazer piadinhas e palhaçadas e/ou posts no twitter sobre os escândalos do senado, da câmara e dos governantes medíocres que administram a nossa República.

    Sei não, acho que eu não sou desse mundo haueaheauaueau..

    Beijos Atrê!

    ResponderExcluir
  18. Anônimo2/9/09

    PQP..........Era o Hino Nacional mesmo?
    Vanusa, pelo amor de Deus!
    Que cagada! Revoltante.

    ResponderExcluir
  19. Ta brincando? Vou ja ja pro tubo procurar a versao para surdos :-)

    ResponderExcluir
  20. Eu vi, e na hora achei muito estranho (até engraçado), não me passou pela cabeça coisa do tipo estar bêbada e tal.
    Ingenuidade ou não, senti vergonha por ela achando que ela não soube cantar

    P.S. Não vi pelo youtube, somente por um blog, então nem li os comentários!

    ResponderExcluir
  21. Olha, eu nem consegui ver todo o vídeo... Fiquei com vergonha por ela!!!

    Bjoos!

    ResponderExcluir

O blog é livre pra você comentar e se expressar sobre seus desejos, dúvidas,curiosidades. Só lembrando que comentários estimulando preconceitos ou contra a lei, como pedofilia, NÃO PODE! Expõe você como um idiota e pode dar problemas pra blogueira, mesmo está não concordando com você.

Se quiser conversar, mandar material ou fazer sugestões ao blog: conversaatrevida@gmail.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...